Ginecologia

Especialidade que trata das doenças dos órgãos genitais femininos e da prevenção das doenças destes órgãos. Faz o acompanhamento contínuo da saúde feminina.

Quando devo ir ao ginecologista?

Toda mulher deve ir ao ginecologista pelo menos 1 vez ao ano para realizar exames de diagnóstico, como o papanicolau, que ajuda a identificar precocemente alterações no útero. Além disso, também é importante ir ao ginecologista para identificar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis ou gonorreia ou fazer uma ecografia ginecológica para avaliar uma gravidez.

As mulheres têm mais infecções urinárias?

A infecção do trato urinário (ITU), comumente chamada de infecção urinária, é muito mais comum em mulheres do que em homens. Isso tem um motivo anatômico: a saída da uretra é bem mais próxima da vagina e do ânus do que no corpo masculino. Há também mulheres que tenham maior predisposição a ter tanto a ITU quanto a candidíase, que pode ser causada por queda de imunidade, exposição solar intensa, a própria TPM.

O que é ovário policístico? Quais são os sintomas?

A síndrome dos ovários policísticos é um quadro caracterizado por alguns sinais e sintomas clínicos associados a um aspecto multifolicular dos ovários ao ultrassom. Ocorre um desequilíbrio hormonal com persistência de um estado hiperandrogênico – isso significa que a mulher tem mais pelos em regiões como mamilo, costas e parte interna da coxa. Os principais sinais e sintomas clínicos são obesidade central (gordura acumulada na região abdominal), hirsutismo (aumento de pelos distribuídos pelo corpo), irregularidade menstrual e dificuldade para engravidar.